quinta-feira, 29 de julho de 2010

Hennesee Fest

No último final de semana aconteceu a "Hennesee Fest". O Hennesee é um lago artificial, construído em 1901, que se localiza aqui em Meschede. E a "Hennesee Fest" nada mais é, do que uma festa popular que acontece na represa do lago. 

Na festa, houve várias atrações, dentre as quais, se destacava um suposto grupo de música brasileira o "Samba Piranha". Pela delicadeza do nome, eu já imaginava umas cinco passistas, com roupas típicas do Carnaval do Rio de Janeiro e um batuque marcando o ritmo.  As minhas expectativas foram todas falsas. Primeiro, o grupo não tinha qualquer passista. E segundo, não havia brasileiros. 

O "Samba Piranha" (foto ao lado) me lembrou, na realidade, outra das diversas manifestações folclóricas do Carnaval de Pernambuco. O Batuque parecia uma "La Ursa", ou como se diz em Recife, uma "Laussa".

 A "La Ursa" para quem não sabe,  é uma manifestação do Carnaval pernambucano, que tem origem na Itália. Consiste basicamente de um bloco  de pessoas, que tem dois homens à frente, um vestido de urso e outro vestido de caçador ou domador e um bando que acompanha, batucando e entoando um canto bastante conhecido em Pernambuco: "A Laussa quer dinheiro, quem não dá é pirangueiro". Outras "La ursas" já dispensam até o caçador, e desfilam apenas com o urso. Uma beleza!

Olha a "Laussa" de Meschede aí gente!



Após a apresentação desse grupo, houve outras atrações. Uma banda de Pop Rock, outra de música Country e por fim a queima de fogos, mas nada que se comparasse ao "Samba Piranha" ou talvez a minha recordação do carnaval pernambucano.  

Como toda festa popular, havia quiosques para venda de bebidas e petisco, barracas para pintar as crianças, sorteio de carros e muita gente indo de lá para cá da represa, como mostra a foto ao lado. A queima de fogos só aconteceu  no final da festa.  Tentei postar a queima de fogos, mas o arquivo é muito grande. 


Por hoje é só e até a próxima!


Gil Coleman










2 comentários:

  1. ô,ô.Ô Ô saudade...saudade tão grande...saudade que eu sinto do clube das Pás,do vassouras,etc...
    Não adianta o Recife está longe...A saudade é tão grande que eu até me embaraço... Te amo. Saudades,simples assim.

    ResponderExcluir
  2. Este texto ficou o melhor de todos. Mas acho que o comentário final qde que o arquivo eh pesado tem que sair.

    Acho que ao inves de contar carro, eh melhor vc procurar algum jornal no Brasil que queira particulares alemaes.

    Beijos

    Frau Lerch

    ResponderExcluir